Em Fevereiro, tenho o aniversário do meu filho, neste dia gosto de festejar pelo menos com um bolo, fiz-lhe este bolo de chocolate recheado de chantilly e coberto com Pasta de Açúcar.
Os bolos decorados com Pasta de Açúcar com as suas decorações são espectaculares e como eu tenho a curiosidade de aprender a fazer, informei-me sobre um workshop de decoração de bolos, mas a decoração era feita com pasta de açúcar de embalagem, só ensinavam a cobrir o bolo e fazer dois bonecos e claro o preço não era muito acessível.
Por isso decidi fazer, esta foi a minha segunda experiência e tenho que fazer mais vezes, pois ainda não consegui a consistência ideal, porque ainda se partia ao esticar, mas de sabor é deliciosa, as flores também foram feitas por mim, foi feito com muito carinho e o meu filho adorou.
- 500 gr açúcar
- 80 gr amido de milho
- 30 gr glucose
- 40 gr clara de ovo
- Amido de milho q.b. p/ trabalhar a pasta
- Corante azul para colorir as flores
No copo limpo coloque 250 gr de açúcar,40 gr de amido de milho e pulverize 15 seg/vel 9. Retire e reserve.
Coloque o restante açúcar e amido e pulverize 15 seg/vel 9. Adicione 15 gr de glucose, 20 gr de clara de ovo e programe 10 seg/vel 6. Retire e repita o mesmo processo com os restantes ingredientes.
Retire e modele com as mãos, polvilhe com o amido de milho até deixar de ficar pegajosa. Se secar demais acrescente um pouco de clara e modele-
Para colorir utilize pequenas porções de massa e de corante, modele até obter a cor desejada.
Nota: Faça a pasta de açúcar alguns dias antes, molde os enfeites e deixe-os secar para poder colocar no bolo. Para conservar a pasta de cobrir o bolo, embrulhe bem em película aderente retirando-lhe todo o ar. Não guarde no frigorífico, porque a pasta de açúcar não deve ser exposta à humidade.
Ingredientes para bolo:
- 150 gr de chocolate em barra
- 100 gr de margarina
- 6 ovos
- 200 gr de açúcar
- Raspas da casca de 1 limão pequeno
- 100 gr de farinha
- 40 gr de farinha maisena
- Margarina para untar
- Farinha para polvihar
- 200 ml natas
- 2 colheres sopa açúcar
- 1 folha gelatina incolor
Derreta o chocolate com a margarina em banho-maria. Junte depois as gemas e o açúcar, batendo sempre. Adicione a raspa de limão, a farinha e a farinha maisena peneiradas e bata bem. Numa tigela à parte, bata as claras em castelo e envolva depois na mistura.
Verta o preparado anterior para uma forma previamente untada com margarina e polvilhada com farinha e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante a 40 minutos. Espete um palito para verificar a cozedura, retire do forno, desenforme e deixe arrefecer.
Numa tigela, bata as natas em chantilly com o açúcar, demolhe a folha de gelatina e derreta-a no micro-ondas e junte ao chantilly para ficar mais consistente e cremoso.
Abra o bolo ao meio de modo a obter duas rodelas, eu tenho dificuldades com esta operação, pois não consigo que seja muito direito, barre a parte inferior com o chantilly, guardando algum para barrar o exterior do bolo, e coloque a parte de cima do bolo, barre com o restante chantilly, que é para a pasta de açúcar aderir. Numa superfície polvilhada com amido de milho, estenda a pasta de açúcar com um rolo, para ficar com uma espessura de 3 mm e o dobro do tamanho do bolo, enrole-a no rolo e vá desenrolando sobre o bolo para o cobrir, eu utilizei o metodo de esticar a pasta de açúcar no meio de dois sacos de plástico, para ela não estalar e ser mais fácil cobrir o bolo. não ficou perfeita mas fui eu que fiz!
Bom Apetite!
Fontes Receita: TeleCulinária Gold ; Revista Bimby
Ficou lindo e bem guloso.
ResponderEliminarBjs, Susana
Esse interior está uma delicia, Ivone.
ResponderEliminarParabéns ao filhote e à mamã, que fez um bolinho lindo.
Beijinho
Paula
Olá Ivone, :)
ResponderEliminarFicou lindo o bolo, saíste-te muito bem com a pasta de açúcar e é mesmo como tu dizes, questão de treino e pouco mais ! :)
Vais ver que com as dicas que apanhas pela internet, não vais precisar secalhar de fazer nenhum curso, ainda vais é dar um curso ! ehehehe
Está lindo e é claro que o filhote só pode ter adorado !
Ele e não só, o pai também que até cheira bolos onde não os há ! eheheh
Beijinhos
Está perfeito, o interior é bem guloso a cobertura é das minhas favoritas mas não me aventuro:)
ResponderEliminarParabéns ao filhote:)
Beijinhos
Ficou lindo e delicioso que deve ser. Adoro o interior.
ResponderEliminarCá está uma arte, a de moldar a pasta de açúcar, com a qual eu não atino. Mas todos os bolos que provei até hoje feitos com pasta de açúcar eram deliciosos. ;)
Beijinho.
Olá Ivone,
ResponderEliminarAntes de mais parabéns a ti e ao filhote e que se celebrem muitos aniversários com bolinhos lindos e deliciosos como este :)
O interior ficou fantástico!
A pasta de açúcar é mesmo uma questão de treino, ninguém nasce ensinado e o esforço compensa. Ficou lindo e delicado.
Bjns
Isabel